MILAGE APRENDER apresentado em comissão internacional como prática inovadora

Share
 

A Direção Geral de Educação convidou o projeto MILAGE APRENDER , desenvolvido pela Universidade do Algarve, para ser apresentado junto da Comissão Internacional de Acompanhamento do INCoDe.2030. A Escola Secundária Seomara da Costa Primo, Amadora, foi a escolhida para representar as práticas inovadoras desenvolvidas através deste projeto.

Uma turma do 11º ano, acompanhada pelo professor Francisco Estorninho, dinamizou uma sessão representativa das competências que o MILAGE ajuda a desenvolver.

A iniciativa INCoDe.2030 visa, num âmbito alargado, a promoção integrada do desenvolvimento digital, começando pela inclusão e a literacia digitais, passando pela educação das novas gerações, desde a infância, pela qualificação da população ativa, até à especialização de pessoas licenciadas para ocuparem empregos digitais avançados.

A plataforma MILAGE APRENDER foi desenvolvida para a aprendizagem móvel, permitindo aos alunos estudar qualquer disciplina num ambiente gamificado. Implementando um modelo pedagógico baseado num esquema de autoavaliação e avaliação dos pares, a plataforma contempla vídeos educacionais para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e para uma aprendizagem ativa centrada no aluno.

Mais de 18 mil alunos usam esta aplicação, também disponível em Espanhol, Inglês, Norueguês e Turco. A Direção Geral de Educação e a Universidade do Algarve estabeleceram um protocolo de colaboração para estender a utilização da plataforma MILAGE APRENDER a todas as escolas em Portugal.

Relacionadas