UAlg é um dos pilares do sistema de Ensino

Secretário de Estado deu as boas-vindas aos novos estudantes ​​​​​​​

Share
 

​​​​​​​A Universidade do Algarve deu as boas-vindas a mais de um milhar de novos estudantes, que esgotaram o Teatro Municipal de Faro, no dia 16 de setembro, às 9h00, com a presença do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e do presidente da Associação Académica, Pedro Ornelas.

Em declarações à Comunicação Social, João Sobrinho Teixeira referiu que “a Universidade do Algarve, ao longo destes 40 anos, se afirmou como um dos pilares do sistema de Ensino Superior, do sistema universitário e politécnico, tendo contribuído decisivamente para a região e para o País”. Por um lado, “a UAlg é um bom exemplo da política que tem vindo a ser implementada, mostrando a realidade e a qualidade do Ensino Superior nas diversas regiões do País”. Por outro, “mostra o retorno que os alunos vão ter por se poderem qualificar numa grande instituição, que é uma referência em áreas de ponta, e por virem para uma região que sabe acolher, onde os estudantes passam a fazer parte de uma comunidade.” Na sua opinião, “o Ensino Superior está a contribuir de uma forma decisiva para a coesão territorial, tornando as pessoas muito mais capazes e satisfeitas com o seu próprio percurso”.

​​​​​​​ ​​​​​​​Para o representante do Governo, a Universidade do Algarve tem tido um contributo inestimável para dar a conhecer o nosso país. “Portugal, e a UAlg também, tem hoje uma notável capacidade de atração de alunos internacionais, que é transversal a todo o mundo”. Esta capacidade deve-se, essencialmente, a quatro fatores, defende: “primeiro, Portugal é um País da Europa e ser europeu tem uma imagem de qualidade no mundo; segundo, fala uma língua usada por mais de 300 milhões de pessoas; terceiro, os rankings mostram a visibilidade do Ensino Superior Português; por último, o facto de Portugal ser um destino seguro, com uma relação de custo e qualidade de vida extremamente favorável”. ​​​​​​​Segundo o secretário de Estado, a UAlg é uma das instituições que tem sido exemplar nesta capacidade de atração e isso contribui não só para afirmar Portugal como um País multicultural, que sabe receber pessoas, mas também economicamente”. A terminar, apelou a uma “integração tolerante, generosa e amiga” por parte dos alunos mais velhos.

​​​​​​​Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, saudou os novos alunos em nome da capital algarvia. Numa alusão ao aniversário da Academia, lembrou que são 40 anos de ensino e de contribuição para a ciência e que é isso que se espera dos novos estudantes. Rogério Bacalhau referiu ainda que “aqui irão viver os anos mais felizes das vossas vidas” e recordou os muitos alunos que por cá constituíram família e fizeram do Algarve a sua casa. O edil farense prometeu: “tudo faremos para que aqui sejam muito felizes”.

​​​​​​​

Pedro Ornelas, presidente da Associação Académica da UAlg, felicitou todos os que escolheram esta grande instituição, recordando 22 anos de história reconhecida a nível nacional. ​​​​​​​Na opinião do representante máximo dos estudantes, “é um privilégio genuíno estudar na UAlg”. ​​​​​​​Por isso, “saibamos conjugar estudo e festa”. O presidente da Associação Académica terminou realçando, uma vez mais, a disponibilidade e a proximidade para as causas académicas. “Tudo é feito a pensar em vós”.

Dirigindo-se em primeiro lugar aos alunos, Paulo Águas começou por referir: “nos próximos anos a Universidade do Algarve será a vossa casa”. Aos alunos, o reitor deixou uma promessa: “tudo faremos para que se integrem o mais rapidamente possível, se sintam em casa. Todas as nossas atenções, todos os nossos cuidados, todas as nossas energias serão dirigidas para vós”. Contudo, Paulo Águas está ciente de que o papel da UAlg enquanto instituição formadora não se irá limitar a habilitar os novos alunos com conhecimentos científicos e técnicos. A responsabilidade da Academia vai muito além disso. “Queremos contribuir para o cimentar de um conjunto de valores que vos deverá acompanhar ao longo das vossas vidas, como sejam a Integridade, a Solidariedade, o Humanismo, a Busca pela Excelência, o Sentido Crítico, o Inconformismo, a Amizade.”

​​​​​​​​​​​Mas, se Paulo Águas fez promessas, também solicitou algo em troca. “O que esperamos de vós?”, questionou os novos alunos. “Trabalho, perseverança, capacidade de sofrimento e muita, muita determinação. Não se limitem a ir às aulas e a obter boas classificações. Estar na Universidade é muito mais do que isso. Aproveitem todas as oportunidades. Participem ativamente na vida académica, envolvam-se em atividades, pratiquem desporto, façam voluntariado, sejam empreendedores, participem no movimento associativo, desenvolvam competências pessoais.” Consciente de que a UAlg poderá ser, simultaneamente, ponto de encontro e ponto de partida, o reitor desejou a todos “os maiores sucessos académicos”.

Seguidamente realizaram-se as sessões de acolhimento nas Unidades Orgânicas, onde os novos alunos foram recebidos pelos respetivos diretores.

Sessão de receção aos novos alunos no Museu de Portimão

De referir ainda que, no dia 17 de setembro, às 11h30, os alunos de regime diurno que ingressaram na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), no Campus de Portimão, serão recebidos no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, pelo reitor da UAlg e pela Presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes. Já os alunos de regime noturno terão a sua sessão de acolhimento, às 20h00, na sala 5, no Campus de Portimão.

Sob o mote do slogan da Universidade do Algarve - Estudar Onde É Bom Viver - a Academia algarvia proporcionou uma inovadora Semana de Acolhimento para dar a conhecer um pouco do que torna a vivência universitária na UAlg singular e especial, esperando contribuir para uma rápida e saudável integração dos novos alunos, junto da comunidade académica e da cidade que os acolhe.

Relacionadas