Programa de Mentoria

Sessão de informação de Mentores Alumni: 

Âmbito e objetivos

Pretende-se com este programa dinamizar a identificação e desenvolvimento de competências transversais (soft skills) dos atuais estudantes da Universidade do Algarve (UAlg) com o testemunho e a ajuda de alumni com percursos profissionais consolidados.

Assim, os mentores Alumni:

Acompanham os seus mentorandos (no máximo 3) aconselhando-os nas decisões académicas e profissionais com base na sua própria experiência. Ajudam-nos a melhor conhecer a realidade laboral, nomeadamente nas diversas opções de carreira, levando-os a refletir sobre os seus objetivos e qual o percurso profissional que pretendem seguir, de modo a que melhor se preparem para a entrada no mercado de trabalho.

Sensibilizam e dinamizam o desenvolvimento de soft skills, como ferramenta essencial na valorização pessoal e profissional. Assim, aconselham os mentorandos sempre que se justifique, a encetar uma experiência complementar à formação académica ou a participar em iniciativas conducentes à obtenção de informação relativamente às saídas profissionais.

Contribuem no sentido de proporcionar aos estudantes acesso a novas oportunidades de conhecimento do mercado de trabalho e a iniciar a sua rede de contactos profissionais.

 

Funcionamento

O programa desenvolve-se no II semestre letivo, entre fevereiro e julho. Poderá, contudo, continuar após este período, no caso dos estudantes de 1º e 2º ano e mediante vontade manifestada por ambas as partes, devendo tal decisão ser comunicada ao Gabinete Alumni e Saídas Profissionais (GASP);

O programa inicia na sessão de lançamento, a realizar no início do mês de fevereiro. Nesta sessão, mentores e mentorandos são apresentados e serão prestados esclarecimentos sobre o programa, no que respeita aos objetivos e princípios orientadores.

Deverá ser cumprido um número mínimo de horas de contacto (10 horas), através de pelo menos duas reuniões presenciais. Os restantes contactos poderão ser estabelecidos recorrendo aos meios digitais.

No final de julho, o mentor deverá enviar ao GASP, um relatório final de funcionamento do programa salientando-se a apreciação qualitativa dos resultados do mesmo.

Os mentorandos, enviam também um relatório salientando o seu parecer geral relativamente ao desenvolvimento do programa. Na ausência deste envio, não serão emitidos os certificados de participação.

Share Partilhar