CIAC e Cineclube de Faro promovem conferência sobre Educação e Cinema

O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve e o Cineclube de Faro juntam-se, uma vez mais, para promover uma conferência em torno do Cinema e da Educação. O evento decorrerá no próximo dia 10 de julho, às 15h30, na Universidade do Algarve, no auditório 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha.

Esta conferência, intitulada “Cinema e Educação: da produção à receção”, apresenta uma perspetiva inversa ao habitual, partindo do ponto de vista do cinema e do audiovisual, para refletir sobre como a Educação - como leitura de mundo (Paulo Freire) e responsabilidade pelo mundo (Hanna Arendt) - contribui com os processos de criação artística, seja na produção descentralizada, nos processos colaborativos, nos projetos de criação que incorporam a experiência do público, nas pedagogias das imagens; seja em uma poética da receção.

Paula Nunes,  professora e investigadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participará nesta iniciativa, de entrada é livre, para partilhar e discutir as possibilidades do encontro entre o Cinema e a Educação, nomeadamente as metodologias e experiências de produção de conhecimento através do cinema e do audiovisual na Educação.

Ana Paula Nunes é professora adjunta de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Com formação académica em Cinema (mestre e graduada pela Universidade Federal Fluminense), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2016), tendo realizado “Doutorado Sanduíche” no Centro de Investigação em Artes e Comunicação, na Universidade do Algarve (2014). Trabalha e pesquisa sobre cinema e educação desde 1998, quando se tornou membro da ONG CINEDUC - Cinema e Educação.

Atualmente atua também como tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Cinema, o único grupo PET direcionado para o trabalho com cinema, dentro de um universo de mais de 800 grupos distribuídos pelas instituições de ensino superior do Brasil.