Culatra 2030 - Comunidade Energética Sustentável

"O Despertar da Ilha"

Culatra 2030 - Comunidade Energética Sustentável

“O Despertar da Ilha” é uma grande reportagem da RTP, no programa "Linha da Frente", que conta com as intervenções dos investigadores da UAlg, André Pacheco, Jânio Monteiro, Cláudia Sequeira, Ana Marçalo, Miguel Correia, Jorge Palma, Pedro Andrade, Ester Serrão, Helena Barracosa e Rui Santos, bem como dos estudantes Yana Katurina e Stefen Postolov.

Com a coordenação da UAlg, a Ilha da Culatra quer ser autossustentável até 2030. Uma vez conquistado o direito a habitar a Ria Formosa, pescadores e mariscadores trabalham em equipa com a UAlg e várias associações locais, a fim de iniciar uma transição que inclui, entre outras metas, a captação do sol e do vento, o combate ao plástico e a convivência com espécies e habitats ameaçados.

Numa área protegida, marcada por conflitos e desafios ambientais vários, a Culatra 2030 - Comunidade Energética Sustentável é uma de seis ilhas europeias que a UE selecionou para ser comunidade-piloto de energias renováveis. O objetivo maior é inspirar outras comunidades a seguir o exemplo.

Share Partilhar