Cursos de verão online da UAlg decorrem de 6 a 17 de julho

​​​​​​​​​​​​​​A atual situação de pandemia COVID-19 obrigou ao cancelamento de todas as atividades que tinham como objetivo divulgar a oferta formativa da Universidade do Algarve junto dos futuros candidatos ao ensino superior.

Tal imposição exigiu uma nova forma de divulgar a nossa Instituição, tentando assegurar que todos os interessados tenham a oportunidade de conhecer, explorar, questionar, sentir e escolher a Universidade do Algarve.

O desafio lançado pelo distanciamento social possibilita-nos, curiosamente, que estejamos todos ainda mais perto!

É neste contexto que surgem os Cursos de Verão Online 2020.

Edição de 2020

Destinados aos jovens que frequentam ou que vão frequentar no próximo ano letivo o ensino secundário, estes cursos têm como principal objetivo promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação da UAlg e ajudar os jovens na sua escolha vocacional no ensino superior.

Através de videoconferências, entre as 09h30 e as 13h00, os participantes poderão assistir às sessões do curso em que se inscreveram, assistir a experiências e esclarecer dúvidas com os intervenientes.

DATA DE REALIZAÇÃO

De 6 a 10 de julho (semana I) e de 13 a 17 de julho (semana II):

• nas áreas de estudo: Ciências; Marketing, Engenharias e Tecnologia; Saúde.

Valor da inscrição

A edição de 2020, exclusivamente online, tem o valor de 20€/semana e contempla:

- Atividades letivas (período da manhã);

- Atividades desportivas e de lazer (período da tarde).

Semana I (6 a 10 julho)

Engenharias e Tecnologia​​​​​​​

Desenho assistido por computador

Conhece-te por dentro – uma viagem imagiológica ao interior do corpo humano

Saber para socorrer

Saúde em ação, o teu curso de verão​​​​​​​

Atividades Desportivas

6 de julho > 15h30-16h15 | Aula inspirada no Surf

7 de julho > 14h30-16h30 | Workshop de Mergulho teórico/prático

8 de julho > 15h00-16h00 | Aula de atividade holística (TAI CHI ou KIRYU)

9 de julho > 15h30-16h15 | Aula inspirada no SUP

Semana II (13 a 17 julho)

Ciências

Ciência, uma visão do futuro

Engenharias e Tecnologia

Introdução aos Autómatos Programáveis

Marketing, marca o teu futuro

Saúde em ação, o teu curso de verão

Atividades Desportivas

13 de julho > 15h30-16h15 | Aula inspirada no Surf

14 de julho > 14h30-16h30 | Workshop de Mergulho teórico/prático

15 de julho > 15h00-16h00 | Aula de atividade holística (TAI CHI ou KIRYU)

16 de julho > 15h30-16h15 | Aula inspirada no SUP

Concurso Ciência a Sul

A edição 2020 dos Cursos de Verão apresenta uma novidade.

Paralelamente à inscrição nos cursos pretendidos, todos os participantes de todos os Cursos de Verão Online 2020 poderão também inscrever-se no Concurso “Ciência a Sul”.

Este concurso pretende proporcionar uma experiência científica e motivar os jovens para a aprendizagem da ciência e da sua comunicação.

Os concorrentes deverão produzir um vídeo, com duração máxima de 3 minutos, que incida sobre uma das experiências científicas vividas durante os Cursos de Verão, passível de ser apresentada publicamente.

Para auxiliar os participantes no concurso, está programada uma sessão de “Comunicação de Ciência e Edição de Imagem”. ​​​​​​​Esta sessão aborda a importância e especificidades da comunicação da informação, dados e desenvolvimentos científicos, de uma forma acessível a todos. O vídeo é um veículo privilegiado para essa comunicação e pelo que serão também apresentadas ferramentas básicas para a produção de um vídeo de divulgação de ciência. > Para os participantes nos cursos da semana 1 (06 a 10 de julho), a sessão realiza-se na sexta-feira, dia 10 de julho, às 14h30. > Para os participantes nos cursos da semana 2 (13 a 17 de julho), a sessão realiza-se na sexta-feira, dia 17 de julho, às 14h30.

Consultar regulamento de participação aqui

E-mail: cursosdeverao@ualg.pt