Investigador da UAlg integra equipa vencedora do 2º Prémio do Concurso Janssen Inovação

Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, integrou a equipa de investigação que venceu o 2º prémio do Concurso Janssen Inovação, no valor de 20 mil euros.

O grupo de sete investigadores, provenientes do CBMR, do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, concorreu com o trabalho "Ataxin-2 in the hypothalamus: a new molecular target for metabolism and circadian rhythm regulation", cujo objetivo principal era compreender o papel da proteína ataxina-2 ao nível do hipotálamo - centro regulador do metabolismo – estando, por exemplo, implicado no processo de controlo da obesidade.

Nesta segunda edição, a comissão de avaliação, presidida por Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa, avaliou um total de 90 trabalhos. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 9 de maio, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Recorde-se que a farmacêutica francesa Janssen, do grupo Johnson & Johnson, distingue, anualmente, os três melhores trabalhos científicos nas áreas da Hipertensão Pulmonar, Oncologia, Imunologia, Infeciologia ou Neurociências, tendo, inclusivamente, atribuído, em 2016, uma menção honrosa ao trabalho de Sónia Simão, também ela investigadora do Centro de Investigação em Biomedicina.