Investigadores do CBMR criam ferramenta computacional

que facilita acesso a base de dados sobre doenças complexas

Ramiro Magno e Ana Teresa Maia, investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve, acabam de criar gwasrapidd, uma ferramenta computacional, desenhada para ser usada em R, uma linguagem de programação muito comum no estudo genético e genómico de doenças. A referida ferramenta facilitará o acesso a uma das bases de dados mundiais mais usadas por investigadores da área do risco genético para doenças comuns.

Somente em 2018, o GWAS Catalog foi acedido por, aproximadamente, 9 mil utilizadores.

Até ao momento o acesso a esta base de dados encontrava-se de certo modo limitado, uma vez que não havia forma de aceder de modo sistemático e facilitado, através de métodos de programação.

O trabalho dos investigadores da Universidade do Algarve vem, agora, alterar este panorama, oferecendo uma ferramenta central a todos os investigadores a atuar na área do risco genético de doenças comuns, como o cancro, a diabetes, a esquizofrenia, entre outras doenças. ​​​​​​​