Informamos que a Biblioteca estará encerrada entre   12/03/2020 e 12/04/2020.
Medida excecional ao Plano de Contingência da UAlg para a COVID -19.
Informação sobre renovações :
O prazo de entrega dos livros foi prolongado até 14/04/2020
Qualquer pedido de informação pode ser solicitado em bibrenova@ualg.pt ou biblioteca@ualg.pt

Free Trial do New England Journal of Medicine
Está ativo, até 10 de junho 2020, um período de trial para o “New England Journal of Medicine” em https://www.nejm.org
O New England Journal of Medicine, publica pesquisa revista por pares, conteúdo clínico interativo e programas de educação médica continua para médicos, educadores e a comunidade médica em geral.

Free Trial da BMJ
Está ativo um trial da BMJ para todos os membros b-on até ao próximo dia 3 de abril.
O trial dará acesso a um conjunto variado de publicações como:
BMJ Journal e BMJ Case Reports
Consulte o Guia de apoio online.

O acesso às revistas científicas mais usadas continua possível, utilizando a ligação VPN ou, no site das editoras, usando o login institucional/federado (FCT-FCCN-RCTSaai) via autenticação Shibboleth (usando login da UAlg)
Editoras que aceitam login institucional/federado:
ACS Publications /Annual Reviews / EBSCO / Elsevier (revistas e Science Direct)/EEEXplore / Nature / RCS Publishing / IOP / Springerlink / Clarivate Analytics – Web of Science

Perante a situação de pandemia, muitos editores (b-on e não b-on) disponibilizam, em acesso aberto, os seus conteúdos ou coleções, quer sobre a COVID-19, quer as coleções gerais.
Das editoras b-on, destacamos:

• have made research on COVID-19 and the management of epidemics and pandemics free for anyone to access and have also made this available with full text and data mining rights to PubMed Central and the World Health Organisation repository.
  • have partnered with ProQuest to offer unlimited access to EBook Central holdings.
  • have launched a publishing fund of £20,000 to cover the Article Processing Charges for research published on Emerald Open Research related to the outbreak and similar healthcare emergencies.

Acesso a Faculty Select, plataforma única onde os professores podem facilmente localizar e aceder a Recursos Educativos Abertos (REA), identificar e solicitar acesso a eBooks livres de DRM (“Digital Rights Management”), das principais editoras académicas. Solução disponível até 30 de junho, sem qualquer custo para os professores. Usar este link para aceder.

Springer Nature made available for free all relevant research published by Springer Nature, and are strongly urging our authors submitting articles related to this emergency to share underlying datasets relating to the outbreak as rapidly and widely as possible.
Sharing research data and findings relevant to the novel coronavirus (COVID-19) outbreak, as well as supporting the initiative from Science and Technology to make all relevant global research, and data, available in one place. We also have a role to play providing good, fact-based journalistic and opinion content on this fast-moving public health issues in Nature (for researchers and research leaders) and Scientific American (for the broader public).

Our response includes the launch of a global resource site to help medical researchers and healthcare professionals access the world’s leading research and late-breaking news around the coronaviruses.

Free access to COVID-19 Research
As scholarly publishers, in partnership with editors, scholarly societies and libraries, we curate, make discoverable and rapidly disseminate research.
We have a critical role to play in the current emergency:
   - Provide the research community with free access to COVID-19 research here.
   - Launched a microsite consolidating journal and book resources on COVID-19. Currently being updated based on daily keyword scans of articles in production, to ensure that we are making all COVID-19 research free at the point of publication.

Curated information on COVID-19, please visit the Elsevier Novel Coronavirus Information Center.

As a service during the COVID-19 crisis, the American Mathematical Society maintain access to any online products to which your institution subscribes, including MathSciNet.
This link is unique to your institution and should be shared only with your patrons: https://www.ams.org/pairing/covid19_pairing.html?t=2VXXRZUALGAFARLUK3SF

Período de trial até 30 de maio para acesso gratuito a 2 conjuntos de livros via Ebsco:
Ebook Business Collection - contém mais de 21.000 ebooks nas áreas da gestão, empreendedorismo, finanças, marketing, etc. - a lista de títulos poder ser consultada aqui e o  flyer descritivo
eBook Harvard Business Review Press Collection - mais de 600 ebooks  exclusivos da Harvard Business Review Press (consulte a lista de títulos aqui e o  flyer)
Caso seja necessário, no EBSCO Lib Guides, e neste link , encontram-se alguns tutoriais curtos e de fácil compreensão sobre pesquisas, leitura e transferência destes ebooks.

Hemeroteca Digital do Algarve
Uma ideia de Luís Guerreiro, votada no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal 2017. Um projeto sob gestão da Direção Regional de Cultura do Algarve, executado e disponibilizado pela Universidade do Algarve.

Formação de Utilizadores

Pesquisa de Recursos Bibliográficos Eletrónicos - Formação Avançada  Sessão remota
3/04 (6ª feira)  das 14h30 às 15h30
Inscrição para nsequeira@ualg.pt