Psicologia da UAlg aposta na extensão à comunidade

No âmbito do 5º Ciclo de Palestras do Doutoramento em Psicologia da UAlg, realizou-se dia 29 de maio o encerramento de mais um ciclo com a palestra “Perceção de riscos costeiros na Praia de Faro”, proferida Rita Domingues.

A iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal de Faro, numa parceria com a Câmara Municipal deste concelho.

Saúl Neves de Jesus, vice-reitor da Universidade do Algarve e diretor do Doutoramento em Psicologia, referiu que “os ciclos de palestras, no âmbito dos quais foram realizadas mais de vinte sessões, ao longo de cinco anos letivos, constituíram uma iniciativa inovadora de entre os doutoramentos existentes no país”. Na sua opinião, permitem ainda que “os alunos que se encontram no nível mais elevado de formação académica sejam capazes, não só de produzir investigação de alto nível científico e partilhar os resultados obtidos em revistas da especialidade e em congressos internacionais, mas também de comunicar as principais implicações práticas da sua investigação, com uma linguagem acessível e atrativa para a comunidade.

O caráter inovador deste Ciclo de Palestras fora da Academia, numa estratégia de aproximação à comunidade e de valorização pública do conhecimento científico produzido na UAlg, irá ser transposto para outros cursos de doutoramento, no próximo ano letivo, através de uma iniciativa intitulada “Doutoramentos da UAlg, Inovação Pedagógica e Cultura Científica: Visão Prática”.

Nesta linha de ligação da Psicologia da UAlg ao exterior, destaca-se ainda o “V Encontro de Psicólogos de Orientação do Sul” e as “I Jornadas de Comportamentos Aditivos e Dependências do Algarve”, realizados recentemente na UAlg. Ambas as iniciativas contaram com a colaboração do Departamento de Psicologia e de Ciências da Educação.

Saúl de Jesus salienta também “a importância da relação com as entidades envolvidas nestas iniciativas, bem como o papel da Psicologia na UAlg, desde há cerca de 20 anos, com contributos importantes ao nível da extensão académica, da formação e da investigação, em particular no curso de doutoramento em Psicologia, o único desta área científica acreditado pela A3ES no sul do país.”