UAlg atribui Medalha de Mérito à Assembleia da República

06/05/2019

UAlg atribui Medalha de Mérito à Assembleia da República

Em reconhecimento pela aprovação, por unanimidade, da Lei nº 11/79, de 28 de março, que criou a Universidade do Algarve, e no âmbito das comemorações do seu 40.º aniversário, é atribuída a Medalha de Mérito da Universidade do Algarve à Assembleia da República, por Despacho Reitoral de 29 de abril de 2019, ouvido o Senado Académico.

A medalha será entregue na sessão de inauguração da Exposição: “Universidade do Algarve -40 anos a criar futuro”, que se realiza no dia 9 de maio, pelas 18h00, no Átrio Principal do Palácio de São Bento, em Lisboa.

A Universidade do Algarve, nos termos dos seus estatutos, concede títulos e distinções honoríficas a personalidades e entidades que se distinguiram pelos relevantes serviços prestados à Universidade, pelo mecenato e pela forma como contribuíram para projetar o nome, as atividades e o seu prestígio.

​​​​​​​

Sobre a exposição “Universidade do Algarve -40 anos a criar futuro”

«A Universidade do Algarve nasceu da “vontade dos algarvios” e é a única universidade portuguesa criada por Lei da Assembleia da República. O Projeto de Lei deu entrada em 19 de abril de 1977 e mereceu aprovação unânime do Parlamento a 16 de janeiro de 1979, permitindo, assim que, em 28 de março, fosse publicada a Lei n.º 11/79, que criou a Universidade do Algarve. Essa unanimidade, que assinalou de forma inédita a criação da Instituição, raramente havia acontecido.

Esta exposição itinerante e interativa, inaugurada no lugar onde tudo começou, a Casa da Democracia, pretende, assim, mostrar e explicar o que aconteceu ao longo destes 40 anos e, ao mesmo tempo, celebrar o percurso da Academia algarvia.

Como a história de qualquer instituição é feita por pessoas e factos, esta exposição pretende retratar momentos importantes, desde a sua génese até à atualidade, dando a conhecer ainda as linhas de investigação da UAlg.

Atenta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que definem as prioridades e aspirações globais para a Agenda 2030 e requerem uma ação à escala mundial, dentro dos limites do planeta, a Universidade do Algarve possui inúmeras linhas de investigação que se inserem nos 17 Objetivos definidos no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU). Estabelecendo um plano de ação assente no ambiente, no combate às alterações climáticas, nas pessoas e no planeta, a UAlg pretende ser um contributo local para o desenvolvimento global».

Patente até 7 de junho no seguinte horário: dias úteis | 10h00 - 12h00  |  14h00 - 17h00 ​​​​​​​

Share Partilhar