UAlg lançou revista “UAlgoritmo” para comunicar ciência de forma mais acessível

29/10/2019

UAlg lançou revista “UAlgoritmo” para comunicar ciência de forma mais acessível

“UAlgoritmo - Ciência trocada por miúdos” é o título da revista que foi lançada no passado dia 25 de outubro, na sala de seminários da reitoria da Universidade do Algarve, com o objetivo de levar o conhecimento a todos, de forma mais acessível.

Com o intuito de comunicar ciência de uma forma clara para o público em geral, os textos publicados foram analisados e revistos por estudantes do ensino secundário de escolas da região do Algarve, sob a orientação de um professor.

Coordenada por José Bragança, docente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da UAlg, esta primeira edição abordou os seguintes temas: "Como é que os habitantes da Praia de Faro olham para os riscos costeiros?", "Utilização de compostos com atividade antimalárica no controlo de perkinsiose em bivalves", "Rejuvenescer células "velhas", é possível?", "A aprendizagem implícita em crianças disléxicas", "Gelificação dos oceanos - e a culpa não é da alforreca", "Eco-PLis a Pré-história no Ris Lis, da serra ao Atlântico", "Viés de manutenção da atenção na Ansiedade Social".

O lançamento da revista foi antecedido por uma reunião do Conselho Consultivo da Oferta Formativa da UAlg, que tem nos seus pontos estratégico a aproximação da Academia algarvia às escolas da região, sendo esta revista uma excelente contribuição.

A revista está disponível online: https://ualgoritmo.wixsite.com/website