XVIII Encontro de Psicologia no Algarve

03/04/2019

XVIII Encontro de Psicologia no Algarve

O papel da licenciatura em Psicologia para a construção do bem-estar na região é o tema central do XVIII Encontro de Psicologia, que decorrerá no dia 4 de abril, com início às 9h00, no Auditório Teresa Gamito (edifício 1), no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

Numa conferência comemorativa do 20º aniversário da criação do curso de licenciatura em Psicologia, o fundador do curso e atual vice-reitor da academia algarvia, Saúl Neves de Jesus, propõe-se a revisitar o percurso percorrido ao longo das últimas duas décadas e perspetivar o futuro desta área científica na região. Criado em 1999, o curso conta hoje com quase 250 estudantes inscritos, 33 dos quais estrangeiros, sendo que o facto de terem concorrido às 65 vagas de formação inicial mais de 450 candidatos nacionais atesta a elevada atratividade da oferta de formação.

Tal como nas edições anteriores, além da componente científica, o Encontro servirá ainda para estreitar laços entre os futuros psicólogos e os parceiros que se propõem a acolher os estágios curriculares. Dezenas de instituições terão oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolvem de forma a que se constituam numa oportunidade para os finalistas do Mestrado. Os estudantes dos diferentes ciclos de estudos encontram, por seu lado espaço para exporem o trabalho realizado ao longo do seu percurso académico.

Destaque ainda para a realização dos workshops “Programa Befree - Programa de Intervenção na Ingestão Alimentar Compulsiva e Obesidade”, trazido até ao Algarve pela Universidade de Coimbra, “Avatares, realidade virtual e jogos sérios em Psicologia aplicada e fundamental”, orientado por Augusta Gaspar (Universidade Católica) e “Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento” por Anabela Carvalho (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Viseu, SPO).

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.

Consultar programa aqui.