MICRODia - Dia Aberto da Microscopia

Campus de Gambelas

A Universidade do Algarve e a Plataforma Portuguesa de Bioimagem (PPBI) convidam as escolas da região a participar no MICRODia, que terá lugar no dia 22 de maio. Neste dia, a UAlg abre as suas portas aos estudantes, dando a conhecer a Unidade de Microscopia e assim perceberem alguns dos recentes avanços de uma área cuja constante evolução promove um forte desenvolvimento da investigação científica fundamental e aplicada.

​​​​​​​As escolas que queiram participar no MICRODia devem efetuar a inscrição aqui nas atividades correspondentes. Poderão inscrever-se 2 turmas (25 alunos) de manhã e duas turmas de tarde (9h30-10h30; 10h30-11h30; 14h00-15h00, 15h00-16h00).  Os alunos de cada turma devem distribuir-se pelas atividades disponíveis, de acordo com as vagas. A inscrição nas atividades está sujeita ao número de vagas disponíveis e a confirmação pela organização.

De destacar, ainda, a realização de dois seminários sobre Microscopia, que terão como oradores convidados investigadores do CBMR, Cláudia Florindo e Álvaro Tavares, e do CCMAR, Marco Campinho. A presença nestes seminários não necessita de inscrição prévia.

O MICRODia junta 11 instituições pertencentes à PPBI, com as suas respetivas Unidades de Microscopia ótica avançada. As instituições que se juntaram à iniciativa são: Universidade do Algarve (CBMR), Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), Instituto Superior Técnico (IST), Faculdade de Ciências de Lisboa (FC-UL), CEDOC - Chronic Diseases, Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Aveiro (iBiMED), Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) e Instituto de Inovação Investigação em Saúde (I3S – IBMC e I3S – INEB).

Consultar programa aqui