Seminário "As novas formas de re(inventar) a cooperação e intervenção em tempos de pandemia"

Campus da Penha - Anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico e Online
Quarta, 18 Novembro, 2020 - 09:30 até 13:30

Num tempo em que continuamos a aprender a viver um “novo normal” o 6.º Seminário do Mestrado em Educação Social, propõe dar a conhecer alguns projetos que souberam dar resposta às urgências que surgiram com a pandemia – da distribuição de alimentos, à confeção de equipamentos de proteção, ao acolhimento de migrantes. Quatro exemplos de mobilização e resiliência, que ajudam a refletir sobre o papel das instituições e a importância do voluntariado no contexto que atravessamos.

Na segunda parte será apresentado o livro Movimentos Sociais Digitais em Portugal de Adriana Sousa, vencedor do Prémio Cónego António Delgado atribuído pela Cáritas, e que dá a conhecer criticamente a(s) realidade(s) dos Movimentos Sociais Digitais, desenvolvendo um exercício heurístico, bastante inovador no âmbito da pesquisa em pedagogia-educação social, para compreender como surgem os movimentos sociais no Facebook, como se organizam, quais as suas estratégias e ações que reivindicam.

O programa encerra com mais uma apresentação, desta vez, do livro Investigação em Educação Social – prática e reflexão - II Volume. Este livro compila um conjunto de doze textos inéditos resultantes de reflexão e pesquisa avançada no âmbito do Mestrado em Educação Social da Universidade do Algarve, e, desde logo, representa um alargamento do repertório de experiências e perspetivas de investigação em educação social já apresentado no volume I, publicado em 2016.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória em: https://bit.ly/35a3zv3

Para esclarecimentos adicionais contacte: seminariomes2020@gmail.com

Consultar programa aqui.

Share Partilhar