Notícias

Apresentação das listas de candidatura: 26 de setembro a 04 de outubro
Entre os dias 26 de setembro e as 17h00 de 04 de outubro poderão ser apresentadas as listas de candidatura para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Algarve. As listas definitivas de candidatura serão divulgadas até às 17h00 do dia 15 de outubro, sendo que a campanha eleitoral decorrerá de 16 a 22 de outubro... (ver mais)
26 e 27 de setembro | Auditório Teresa Gamito |Campus de Gambelas
“Terminologia e mediação linguística: métodos, práticas e atividades” serve de mote para a XV jornada científica da Rede Panlatina de Terminologia (REALITER), que irá decorrer nos dias 26 e 27 de setembro, no Auditório Teresa Gamito, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. A sessão de abertura será presidida pelo reitor a Universidade do Algarve, Paulo Águas... (ver mais)
UAlg organiza curso internacional
No passado dia 14 de setembro, a Universidade do Algarve participou na reunião técnica do projeto MD.net: When Brand Meets People, em Split, na Croácia. A reunião teve como principal objetivo coordenar os trabalhos de preparação para o Curso Internacional sobre a Dieta Mediterrânica, que irá realizar-se na Universidade do Algarve, de 27 a 29 de novembro. Este curso,... (ver mais)
“Desafios da Inclusão e da Vida Independente no Ensino Superior”
​​​​​​​ Nos dias 14 e 15 de outubro a Universidade do Algarve organiza a 4ª edição do Seminário Internacional do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais, que decorrerá no auditório 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Subordinado ao tema “Desafios da Inclusão e da Vida Independente no Ensino Superior”, este seminário tem como... (ver mais)
Alunos de Ciências da Comunicação participam com 11 curtas-metragens
​​​​​​​Os alunos do primeiro ano do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve marcarão presença na sétima edição do Festival de Cinema sobre Saúde Mental (FICSAM 2019), que este ano decorrerá no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, nos dias 3 e 4 de outubro. Foram selecionadas 11 curtas-metragens da UAlg, de um conjunto de... (ver mais)
Secretário de Estado deu as boas-vindas aos novos estudantes ​​​​​​​
​​​​​​​A Universidade do Algarve deu as boas-vindas a mais de um milhar de novos estudantes, que esgotaram o Teatro Municipal de Faro, no dia 16 de setembro, às 9h00, com a presença do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério... (ver mais)
UAlg volta a integrar o Ranking Mundial das universidades ​​​​​​​
De acordo com os resultados disponibilizados pela Times Higher Education (THE), a Universidade do Algarve volta a integrar o ranking mundial das universidades. Situada entre as posições 801 e 1000 a nível mundial, a publicação considera que o ponto mais forte da Academia algarvia é a sua projeção internacional, obtendo o melhor resultado nacional neste indicador... (ver mais)
UAlg atribui 10 Bolsas ​​​​​​​de Mérito Desportivo
​​​​​​​ Com o objetivo de incentivar a prática desportiva e premiar os estudantes que obtenham bons resultados nas competições universitárias, a Universidade do Algarve vai entregar 10 Bolsas de Mérito Desportivo. Os Estudantes-Atletas vão ser homenageados no dia 16 de setembro, na Sessão Solene de Receção aos Novos Alunos, que terá lugar às 9h00, no Teatro Municipal... (ver mais)
UAlg regista aumento de colocados superior à média nacional
​​​​​​​A Universidade do Algarve (UAlg) atinge o número mais elevado de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior dos últimos nove anos, com um crescimento superior à média nacional. De acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2019/20, recentemente publicados, a UAlg volta... (ver mais)
Ministério da Educação destaca docente para promover projeto
Para garantir a continuidade do apoio, formação e avaliação das atividades do projeto MILAGE APRENDER +, coordenado pela Universidade do Algarve, o Ministério da Educação destacou uma professora de Matemática para promover o uso educativo da plataforma em todas as escolas do País. Ana Paula Natal é professora de Matemática do Ensino Básico e Secundário da Escola... (ver mais)
Podem prevenir malformações cardíacas
O grupo de Biologia de Células Estaminais do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve (UAlg), liderado por José Bragança, acaba de publicar na revista Cell Death & Disease um artigo científico que pode trazer importantes conclusões no que diz respeito ao processo de desenvolvimento do coração durante a gestação e à prevenção do... (ver mais)
Novo serviço no Campus de Gambelas
A Universidade do Algarve disponibiliza, a partir de 2 de setembro, no Edifício 5 (Edifício da Biblioteca) do Campus de Gambelas, o Balcão do Estudante, que irá agregar no mesmo espaço os Serviços Académicos e o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade. Com a implementação deste novo serviço, os alunos do Campus de Gambelas poderão tratar os seus assuntos... (ver mais)
CWUR 2019/2020 
​​​​​​​De acordo com os resultados, publicados a 5 de agosto, pelo Center for World University Rankings (CWUR), a Universidade do Algarve (UAlg) aparece no top 5.9% mundial e em 7º lugar a nível nacional, entre catorze instituições nacionais avaliadas. No total foram avaliadas 20 mil universidades de todo o mundo, onde a UAlg aparece na posição 1168, sendo que na... (ver mais)
Chamada de trabalhos até 15 de outubro
O Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, em parceira com o Grupo Pestana, vai organizar a 3ª edição da conferência mundial da Associação t-Forum (Tourism Intelligence Forum), que se realizará de 18 a 21 de março de 2020. A chamada para apresentação de trabalhos já está a decorrer e prologa-se até 15 de outubro... (ver mais)
​​​​​​​Que avaliam o Ensino Superior e a Investigação
​​​​​​​​​​​​​​A Universidade do Algarve tem sido presença assídua, desde 2017, nos rankings internacionais que avaliam o Ensino Superior e a Investigação. Colocando-se entre as melhores universidades do mundo, a UAlg tem vindo a ser avaliada, através dos mais diversos critérios, por rankings de excelência, que, anualmente, avaliam centenas de instituições de Ensino... (ver mais)
Best Global Universities Rankings da U.S. News & World Report
​​​​​​​Na quinta edição do Best Global Universities Rankings da U.S. News & World Report, a Universidade do Algarve ficou colocada entre as melhores instituições de ensino superior a nível internacional, que publicaram mais de 1500 artigos científicos, no período de 2012 a 2016. Nos indicadores considerados, a UAlg destaca-se na percentagem de publicações com... (ver mais)
UAlg e Santa Casa da Misericórdia de Faro assinaram protocolo
​​​​​​​A Universidade do Algarve (UAlg) e a Santa Casa da Misericórdia de Faro (SCMF) assinaram um protocolo de cooperação, no dia 19 de julho, para a abertura de uma nova residência universitária feminina com 16 camas, procurando, assim, contribuir para diminuir as dificuldades atualmente sentidas pelos estudantes deslocados em encontrar alojamento a preços acessíveis... (ver mais)
Bolsas de Excelência 2019/2020
Todos os alunos que tenham terminado o ensino secundário e que ingressem na Universidade do Algarve (UAlg), em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores passam a ter bolsa de excelência garantida. Com esta iniciativa, que pagará integralmente a propina do 1.º ano, fixada em € 871,52, a UAlg, com o apoio de mais de 40 empresas, pretende... (ver mais)
Para o ano letivo de 2019/20
A Universidade do Algarve irá reabrir, já no próximo ano letivo 2019/2020, a licenciatura em Engenharia Alimentar, que será lecionada no Instituto Superior de Engenharia (ISE). Este curso, que irá substituir a atual licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar, já havia sido lecionado na Academia algarvia, mas surge agora reestruturado, nomeadamente no que concerne ao... (ver mais)
Para o ano letivo 2019/20 
Com o objetivo de preparar profissionais com competências técnicas e científicas para resolverem problemas multidisciplinares da Bioengenharia, a Universidade do Algarve vai reforçar a sua oferta formativa para o próximo ano letivo (2019/20) com uma licenciatura em Bioengenharia. A Bioengenharia combina a biologia, a biotecnologia e a engenharia. Este campo único e... (ver mais)
Nova plataforma disponível aqui
A Universidade do Algarve disponibiliza uma nova plataforma, o Balcão Académico de Atendimento Online,  que pretende esclarecer, de modo imediato, questões académicas. Esta nova funcionalidade permite , ainda, requerer e/ou solicitar documentos diversos.​​​​​​​ Bem-vindo ao Balcão Académico de Atendimento Online da UAlg Selecione uma das opções abaixo... (ver mais)
Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019
A Universidade do Algarve aparece pela primeira vez, na posição 101-125, no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias. Este ranking integra 258 instituições e classifica as principais instituições de ensino superior (IES) da Europa, usando 14 indicadores de... (ver mais)
No Shangai Ranking 2019 na área de Hospitality & Tourism Management
A Universidade do Algarve volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2019, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. Nesta edição, recentemente publicada, o Shangai ranking selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top... (ver mais)
Volta a colocar a UAlg entre as melhores universidades jovens do mundo
​​​​​​​ A Universidade do Algarve aparece pela segunda vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos. Entre as oito instituições de ensino superior portuguesas que integram este ranking internacional, a UAlg destaca-se no indicador que avalia a... (ver mais)
Nova edição: «40 anos a criar futuro»
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 12 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "40 anos a criar futuro””, é alusiva às comemorações do 40º aniversário da UAlg. Como a história de qualquer organização é feita por pessoas, nesta edição, apresentada por décadas, dão-se a conhecer alguns factos importantes... (ver mais)

Páginas