Notícias

   
No âmbito do Projeto CENIE - Centro Internacional sobre o Envelhecimento, decorreram no dia 16 de janeiro, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, as “III Jornadas Envelhecimento Saudável - Viver Bem Envelhecer Melhor”. Mais de 300 seniores e 125 técnicos da região participaram neste dia dedicado ao aumento da literacia em saúde. Estas... (ver mais)
   
A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, visitou, no dia 16 de janeiro, o Centro Internacional sobre o Envelhecimento, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.​​​​​​​ Isabel Ferreira, que se deslocou ao Algarve para participar no encerramento do V Conselho da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, visitou alguns projetos apoiados... (ver mais)
   
No dia 20 de fevereiro de 2020, a Universidade do Algarve abrirá, mais uma vez, as portas a toda a comunidade. ​​​Com o objetivo de divulgar a oferta formativa para 2020/2021 e dar a conhecer o trabalho pedagógico e científico desenvolvido na UAlg, o Dia Aberto 2020 apresentará um programa variado, com atividades de carácter informativo, pedagógico,... (ver mais)
     
​​​​​​​​​​​​​​No dia 15 de janeiro, pelas 12h00, o Prof. Doutor Nuno Gonçalo Viana Pereira Ferreira Bicho  tomou posse do cargo de Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve. A cerimónia, aberta a toda a comunidade académica, realizou-se na sala de atos da FCHS, no Campus de Gambelas.
   
Ana Cristina Coelho, docente da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve, foi uma das vencedoras do Prémio Casa das Ciências 2019, que distingue os melhores recursos educativos digitais e imagens, submetidos pelos seus membros ao portal durante o ano 2018. Intitulado “As cores da couve-roxa”, o recurso educativo premiado tem ainda... (ver mais)
     
​​​​​​​Uma aliança europeia, coordenada pela Universidade do Algarve (UAlg), que conta também com as universidades de Huelva (Espanha), Lahti (Finlândia), Ludwigshafen (Alemanha), Timisoara (Roménia), Tomas Bata (República Checa), e Tuscia (Itália), foi assinada formalmente no dia 10 de janeiro, na sala de seminários da Reitoria do Campus de Gambelas, no âmbito da... (ver mais)
     
​​​​​​​O Conselho Científico do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR), elegeu, no passado dia 16 de dezembro, Fernando Perna, docente da UAlg, como Diretor Nacional para o mandato 2020-22. O mandato iniciar-se-á no dia 1 de janeiro. Docente na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, Fernando Perna... (ver mais)
Inscrições já estão abertas ​​​​​​​
​​​​​​​No dia 9 de dezembro foi apresentado o curso “Voz + Saudável”, que irá realizar-se na UAlg durante o 2º semestre deste ano letivo. Este curso insere-se no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho para uma” UAlg + Saudável” e constitui um exemplo do trabalho que a Instituição tem procurado desenvolver, utilizando também as ferramentas de eLearning para o... (ver mais)
Disponibiliza mais de 400 títulos editados no Algarve desde 1810
​​​​​​​A Hemeroteca Digital do Algarve (HDA) foi inaugurada no dia 8 de dezembro, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, reunindo, em formato digital, mais de 400 títulos de publicações periódicas editadas no Algarve desde 1810, num total de mais de 200 mil imagens. “Estas publicações, que fisicamente se encontram dispersas por todo o país, muitas vezes... (ver mais)
De 27 janeiro a 1 de fevereiro de 2020
​​​​​​​ Cerca de 260 especialistas, de mais de 60 países, que integram o Grupo de Trabalho II do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), vão reunir-se em Faro, na Universidade do Algarve, de 26 de janeiro a 1 de fevereiro, para avançar na elaboração do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC (AR6). Organizada pela Direção-Geral de Política do Mar,... (ver mais)
“Life Sciences” e “Clinical, Pre-Clinical & Health”
​​​​​​​ A Universidade do Algarve integra o World University Rankings da Times Higher Education (THE), nas áreas de “Life Sciences” e “Clinical, Pre-Clinical & Health”. Apesar do aumento do número de universidades, a UAlg manteve a posição 401-500 na área de “Life Sciences” e a posição 501-600 na área de “Clinical, Pre-Clinical & Health”. Em ambas as áreas,... (ver mais)
Patente até 07 de fevereiro, em Loulé
No âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Universidade do Algarve, a exposição "UNIVERSIDADE DO ALGARVE – 40 ANOS A CRIAR FUTURO"  inaugurou no dia 08 de janeiro, às 17h00, na Escola Secundária de Loulé, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas. ​​​​​​​ Esta... (ver mais)
De 18 a 21 de março de 2020
O Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, em parceria com o Grupo Pestana, vai organizar a 3ª edição da conferência mundial da Associação t-Forum (Tourism Intelligence Forum), que se realizará de 18 a 21 de março de 2020.  A t-Forum é uma instituição global dedicada à transferência do conhecimento e da... (ver mais)
​​​​​​​Que avaliam o Ensino Superior e a Investigação
​​​​​​​​​​​​​​A Universidade do Algarve tem sido presença assídua, desde 2017, nos rankings internacionais que avaliam o Ensino Superior e a Investigação. Colocando-se entre as melhores universidades do mundo, a UAlg tem vindo a ser avaliada, através dos mais diversos critérios, por rankings de excelência, que, anualmente, avaliam centenas de instituições de Ensino... (ver mais)
Nova plataforma disponível aqui
A Universidade do Algarve disponibiliza uma nova plataforma, o Balcão Académico de Atendimento Online,  que pretende esclarecer, de modo imediato, questões académicas. Esta nova funcionalidade permite , ainda, requerer e/ou solicitar documentos diversos.​​​​​​​ Bem-vindo ao Balcão Académico de Atendimento Online da UAlg Selecione uma das opções abaixo... (ver mais)
Nova edição: «40 anos a criar futuro»
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 12 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "40 anos a criar futuro””, é alusiva às comemorações do 40º aniversário da UAlg. Como a história de qualquer organização é feita por pessoas, nesta edição, apresentada por décadas, dão-se a conhecer alguns factos importantes... (ver mais)
E renova plataforma digital
O projeto Romanceiro.pt, liderado por Pedro Ferré e Sandra Boto, investigadores do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, acaba de lançar online uma plataforma digital renovada através da qual disponibiliza, em acesso aberto, milhares de versões de romances tradicionais portugueses publicados desde 1828 até à atualidade. Em... (ver mais)
Alojamento local para os meses de julho e agosto
Direcionada para um público jovem, mas também para famílias, Faro vê aumentada a sua oferta de alojamento local, durante os meses de julho e agosto, com uma residência localizada no coração da cidade, junto à zona histórica e a poucos metros da Ria Formosa. Propriedade dos Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve, a Faro Albacor Residence passa a disponibilizar... (ver mais)
Plano de Ação e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica
A Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, da qual a Universidade do Algarve (UAlg) é parceira, realizou o Plano de Ação e Salvaguarda – Algarve, com o objetivo de “manter, salvaguardar e transmitir às novas gerações os fundamentos e práticas da Dieta Mediterrânica”. Elaborado e coordenado pela UAlg, em colaboração com diversas entidades regionais, o Plano de Atividades... (ver mais)
Em Ecohidrologia: Água para os ecossistemas e sociedades
A Universidade do Algarve foi distinguida pela UNESCO com a atribuição de uma Cátedra UNESCO em Ecohidrologia: Água para os ecossistemas e sociedades. A Universidade do Algarve é uma das 48 Universidades a nível mundial com uma cátedra UNESCO na área da água. A cátedra tem por objetivo apoiar a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento... (ver mais)
Promete reinventar-se com muitas novidades
Depois de uma década e meia de emissão, a Rádio Universitária do Algarve - RUA FM - ganhou uma maturidade que lhe permite agora entrar numa nova fase repleta de desafios. Com uma nova direção de antena, a RUA está a ser repensada tendo em vista uma reestruturação que lhe permita “reinventar-se” e atingir metas mais audaciosas. “O projeto idealizado assenta sobretudo... (ver mais)
Hastes florais de orquídeas para venda
O Horto, Unidade Pedagógica e de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tem disponíveis para venda hastes florais de orquídeas. Os interessado em adquirir estas hastes de orquídeas (€3,00/unidade c/IVA incluído), poderão fazê-lo durante o seguinte horário: 10h30 às 12h00 e 14h30 às 16h30. É de salientar que o Horto, localizado no Campus de Gambelas,... (ver mais)
Em atualização
CALENDÁRIO 2019/2020   FASE ÚNICA Apresentação das candidaturas 08 de julho a 09 de agosto de 2019 Divulgação das colocações 27 de agosto de 2019 Matrícula e Inscrição online 28 de agosto a 02 de setembro de... (ver mais)
UAlg Integra Lista de Entidades Acreditadas
A Universidade do Algarve integra a lista de entidades acreditadas pelo Programa Portugal 2020 para prestação de serviços no âmbito dos Vales, nas tipologias de Vale Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), Empreendedorismo, Internacionalização e Inovação. Esta é uma importante oportunidade para as Pequenas e Médias Empresas (PME) que pretendem reforçar a... (ver mais)
Ano letivo de 2020/21 em atualização
O que são os TeSP? Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), consulte lista de cursos aqui,  são formações superiores que conferem qualificação profissional de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Estes cursos têm a duração de quatro semestres letivos, 120 créditos (ECTS) e conferem um diploma de... (ver mais)

Páginas